Sobre a Recigases

Newsletter Recigases

Única opção possível para um planeta saudável

A economia circular propõe uma mudança comportamental por parte do usuário/consumidor. É necessário ter a preocupação de como ele é fabricado até o seu descarte.

O seguinte questionamento orienta todo o processo da economia circular: Após você consumir um produto, você joga fora onde? Não existe jogar fora quando falamos do planeta Terra. 

A pegada ecológica tem relação direta com o consumo de recursos naturais que existem no planeta. O problema, é que não existe ainda uma consciência coletiva ( consumidores, indústrias e empresas), que esteja priorizando a diminuição da pegada ecológica no mundo. Isso gera uma sobrecarga nos recursos naturais, podendo até mesmo vir a  ter escassez desses recursos.

Algumas empresas ecologicamente responsáveis já criaram estratégias para a diminuição do impacto ambiental repensando a estratégia da produção dos seus próprios produtos.

Aqui na Recigases, a estrutura do consumo de fluidos refrigerantes foi repensada a partir da percepção do descarte desse gás altamente poluente na atmosfera. O início de tudo foi a descoberta que a família dos CFCs atacava a camada de ozônio, isso já evoluiu para a análise do potencial de aquecimento global que é enorme nesses fluidos. Com a intenção de diminuir o impacto na camada de ozônio foram  criadas as famílias HCFCs e HFCs. Mas esses possuem um alto poder de aquecimento global, e serão substituidos pelos HFOs com baixo índice de aquecimento global.

A simples troca dessas substâncias não é a solução, temos de conscientizar que o gás dentro do equipamento que está sendo substituído seja descartado corretamente para não causar impacto ao meio ambiente. O mais importante não é a troca do gás, é não jogar ele fora nunca, mesmo quando é necessário um reparo no equipamento temos de recolher, regenerar e reutilizar essas substâncias. Isso também acontece quando vamos trocar o equipamento. Isso é economia circular e sustentabilidade na prática. Gás de refrigeração não é consumido no processo de refrigeração, ele é uma peça do equipamento totalmente reaproveitável.

Saiba mais sobre a história do gás refrigerante aqui:

https://blog.recigases.com/blog/a-hist%C3%B3ria-da-refrigera%C3%A7%C3%A3o

Saiba mais sobre GWP e ODP aqui:

https://blog.recigases.com/blog/o-que-significa-gwp-e-odp

 

Continua na Parte 2...  Clique Aqui.

Equipe Recigases

Written by Equipe Recigases

Equipe de Comunicação da Recigases