Sobre a Recigases

Newsletter Recigases

Limites Planetários:

Com isso, antes de repensar a estrutura de consumo, os gases refrigerantes eram descartados na atmosfera gerando um grande problema ambiental

Os cientistas do Stockholm Resilience Centre (SRC - Centro de pesquisa em resiliência e ciência da sustentabilidade da Universidade de Estocolmo) identificaram nove limites planetários que não podemos ultrapassar para continuar em harmonia com o meio ambiente. É levado em consideração a resiliência do planeta, que é a capacidade de voltar ao seu estado de origem após receber um impacto ambiental.

Lista dos limites planetários, e como o gás refrigerante ventilado na atmosfera  propicia o alcance de alguns desses limites:

  1. Perda da biodiversidade: As mudanças climáticas afetam diretamente a biodiversidade. De acordo com o Ministério do meio ambiente, esses impactos projetado pelas mudanças climáticas incluem deslocamento de algumas espécies, extinção de espécies vulneráveis, reconstrução do ecossistema com espécies mais adaptáveis a mudanças;
  2. Mudanças climáticas: Pelo seu alto PAG (Potencial de Aquecimento Global) os fluidos refrigerantes contribuem poderosamente para o aumento da temperatura em média eles equivalem a  2000 vezes o CO2 que é usado como unidade;
  3. Ciclos biogeoquímicos: É quando um elemento sai do meio ambiente para os organismos vivos e depois retorna ao meio ambiente. O exagero do elemento CO2 na atmosfera é responsável pelo aumento da frequência de fenômenos climáticos, como secas e chuvas intensas;
  4. Abuso do uso da terra: A agricultura e o desmatamento contribuem para a proliferação de gases de efeito estufa;
  5. Acidificação dos oceanos:  É causada pelo (CO2), que se dissolve na água alterando o equilíbrio químico, consequente modificação a acidez dos oceanos que desencadeia importantes consequências negativas  para a vida marinha. Os gases ácidos e azedos são as causas de chuvas ácidas, mau cheiro e doenças infecto-contagiosas no meio ambiente.
  6. Mudanças no uso da água: A quantidade de água é finita. 98% da água mundial é salgada, e a água doce depende do ciclo natural que altera o estado físico da água. Só que quando grande quantidade de gases tóxicos, ou CO2 entram em contato com a água, o solo, o planeta absorve esses elementos, alterando a pureza da água e dificultando ainda mais a limpeza para consumo humano. O que também ocorre, é que as mudanças climáticas levam a seca em alguns lugares, e o aumento do nível dos oceanos, alterando a biodiversidade.
  7. Degradação da camada de Ozônio: os CFCs e HCFCs por uma reação em cadeia decompõem o ozônio
  • Carregamento de aerossóis na atmosfera: Os aerossóis são pequenas partículas sólidas ou líquidas que estão suspensas no ar, que podem vir através de poeira ou incêndios florestais, entretanto, também vem de ações do homem como emissões de CO2 de carros ou indústrias, os aerossóis são responsáveis pela poluição do ar prejudicando a saúde respiratória dos humanos.
  • Poluição química: É a poluição de solos, do ar e da água através de produtos químicos. Pode acontecer de forma intencional ou não. Geralmente, as indústrias elimina seus resíduos químicos no esgoto da cidade sem fazer o tratamento necessário. A vida aquática tende a morrer no local que existe a poluição, e as aves que se alimentam desses peixes também tendem a morrer.

 

Um limite planetário tem o poder de afetar outro limite. Por esse motivo, a economia circular tem um papel importantíssimo na diminuição do impacto ambiental e da pegada ecológica.

 

Continua na parte 3... Clique Aqui.

Equipe Recigases

Written by Equipe Recigases

Equipe de Comunicação da Recigases