Sobre a Recigases

Newsletter Recigases

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Desde 2011, no Brasil celebramos o Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas em 16 de março.

A data chama a atenção da população para essa questão e também para a necessidade de ações que reduzam o impacto dessas mudanças sobre a Terra.

Essas mudanças são alterações causadas no meio ambiente decorrentes do aquecimento global, que é a elevação da temperatura média do planeta Terra, ocorre no clima geral do planeta que podem ser provenientes de causas naturais ou de atividades humanas, sendo a emissão de gases como o dióxido de carbono (CO2), a principal causa do aquecimento global e das mudanças no clima.

Quase todas as atividades humanas resultam no lançamento de gases de efeito estufa, a emissão dos gases do efeito estufa se intensificou a partir da Revolução Industrial e desde então, a concentração de gases em nossa atmosfera está aumentando continuamente, especialmente pela queima de combustíveis fósseis.

Além da queima dos combustíveis fósseis, os gases do efeito estufa (GEE) são emitidos também pelas queimadas, desmatamento, degradação das florestas e decomposição do lixo, outra causa agravante no aquecimento global são os gases refrigerantes utilizados em equipamentos de refrigeração e climatização, por exemplo, em sua maioria a emissão dos hidrofluorcarbonetos (HFCs) principais gases de efeito estufa (GEE).

De acordo com o  relatório sobre o clima, divulgado em setembro de 2021  pelo Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês), mostra que as mudanças climáticas causadas pelos seres humanos são irrefutáveis, irreversíveis e levaram a um aumento de 1,07º na temperatura do planeta.

Sendo a primeira vez que o IPCC - um órgão da Organização das Nações Unidas (ONU) - quantifica a responsabilidade das ações humanas no aumento da temperatura na Terra. 

As mudanças climáticas são uma das maiores ameaças ambientais à saúde humana, juntamente com a poluição atmosférica.

Seus impactos, que afetam desde a produção de alimentos até o aumento do nível do mar – aumentando o risco de inundações catastróficas – têm desestabilizado as sociedades e o meio ambiente de uma maneira global e sem precedentes.

Problemas tais como insolação, alergias, doenças transmitidas por mosquitos (como a dengue e a malária), desnutrição e fome podem ser intensificados devido ao aumento da temperatura global.

Nossas atitudes e escolhas são fundamentais para reverter esse cenário. 

O consumo e a preferência por produtos e serviços que se preocupam com a sustentabilidade são pequenas ações que produzem grandes resultados.

Cabe a cada pessoa fazer algo pelo planeta, mas como começar? Confira algumas dicas:

  • Utilizar os recursos naturais com responsabilidade;
  • Utilizar  energia renovável.
  • Apoiar iniciativas de carbono neutro;
  • Dar prioridade a atividades que reduzam a emissão de gases de efeito estufa;
  • Reduzir o consumo de combustíveis fósseis, entre outros;
Equipe Recigases

Written by Equipe Recigases

Equipe de Comunicação da Recigases