Economia Linear x Economia Circular:
Economia linear
A economia linear é a forma de produzir produtos a partir dos recursos naturais pensando apenas no consumo e na estrutura econômica social de imediato sem pensar de forma estratégica a longo prazo.
A estrutura da economia linear é basicamente: Coletar matéria prima > fazer o produto > Distribuir o produto > Usar > Descartar.
A problemática está na escassez de recursos naturais a longo prazo, aumento das emissões de CO2, volatilidade dos preços de acordo com a disponibilidade do recurso natural, obsolescência programada.
Ou seja, se a indústria continuar com a economia linear sem repensar o consumo, é possível que se extrapole os limites planetários causando danos irreversíveis.
Economia Circular
A economia circular utiliza os recursos naturais de forma ecologicamente responsável, pensando em todos o ciclo da existência daquele produto , da disponibilidade das matérias primas e do impacto ambiental do seu descarte.
A produção de um produto ecologicamente correto segue a seguinte estrutura:
Ela busca minimizar o impacto ambiental desde a aquisição da matéria prima, até o momento de descarte final do produto. O lixo é um erro de design, porque o fim é tão relevante quanto o início, e quanto mais próximo de zero por o impacto ambiental, melhor.
Descarte correto de fluido refrigerante
Pensando em todos os limites planetários, a Recigases adotou o sistema de economia circular dentro das estratégias de diminuição do impacto ambiental.
A Recigases criou um programa de destinação de gás refrigerante, onde você ganha dinheiro para destinar o gás refrigerante sem dor de cabeça. Nós organizamos o frete, disponibilizamos cilindros para a coleta de gás refrigerante, e emitimos a documentação ambiental necessária.
Exija a coleta de gás nos procedimentos de manutenção e contribua para a saúde do meio ambiente.
Para saber mais acesse nossa solução AQUI.