Sobre a Recigases

Newsletter Recigases

1 min read

Você sabe o que é Gestão de Fluidos Refrigerantes?

By Equipe Recigases on May 2, 2023 3:34:36 PM

A gestão de fluidos refrigerantes é um conjunto de práticas que tem como objetivo garantir o uso seguro e sustentável de substâncias químicas utilizadas em sistemas de refrigeração e ar-condicionado. Essas substâncias são conhecidas como fluidos refrigerantes e são usadas para transferir calor e resfriar o ar dentro desses sistemas.

Topics: meio ambiente descarte de gás economia circular Impacto Ambiental
2 min read

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

By Equipe Recigases on Mar 28, 2022 4:05:00 PM

Dia Nacional da Conscientização sobre as Mudanças Climáticas

Topics: impacto dos gás refrigerantes meio ambiente gás refrigerante protocolos ambientais internacionais descarte de gás Impacto Ambiental
1 min read

A importância da Economia Circular - Parte 3

By Equipe Recigases on Mar 24, 2022 4:00:20 PM

Economia Linear x Economia Circular:

Economia linear

A economia linear é a forma de produzir produtos a partir dos recursos naturais pensando apenas no consumo e na estrutura econômica social de imediato sem pensar de forma estratégica a longo prazo. 

A estrutura da economia linear é basicamente: Coletar matéria prima > fazer o produto > Distribuir o produto > Usar > Descartar.

Topics: impacto dos gás refrigerantes meio ambiente gás refrigerante economia circular
2 min read

A importância da Economia Circular - Parte 2

By Equipe Recigases on Mar 24, 2022 3:59:53 PM

Limites Planetários:

Topics: impacto dos gás refrigerantes meio ambiente gás refrigerante economia circular
2 min read

A importância da Economia Circular - Parte 1

By Equipe Recigases on Mar 24, 2022 3:53:45 PM

Única opção possível para um planeta saudável

Topics: impacto dos gás refrigerantes meio ambiente gás refrigerante economia circular
8 min read

Como são nomeados os fluidos refrigerantes?

By Equipe Recigases on Apr 2, 2021 3:30:00 PM

A maior parte dos refrigerantes utilizados hoje em dia são substâncias obtidas por síntese química e, consequentemente, possuem propriedades ideais para uma finalidade específica. Muitos destes possuem efeitos negativos no ambiente, em particular tendem a destruir a camada de ozônio (por exemplo têm um ODP elevado, OzoneDepletion Potential) - Potencial de Redução de Ozônio ou que contribuem diretamente para o efeito estufa (por exemplo possuem um PAG elevado, Potencial Aquecimento Global ou GWP na sigla em inglês).
 

Topics: meio ambiente camada de ozônio
1 min read

A História da Refrigeração

By Equipe Recigases on Mar 12, 2021 6:00:00 PM

O primeiro sistema de refrigeração foi patenteado em 1834, e utilizavam substâncias encontradas na natureza como fluido refrigerante. Três substâncias eram comuns: Amônia, CO2, e hidrocarbonetos. Entretanto, era difícil conservar essas substâncias, e o custo logístico não era vantajoso para essas empresas, por isso foi feita a troca gradativa dos gases refrigerantes naturais para os sintéticos no ano de 1934. 

Topics: meio ambiente camada de ozônio
1 min read

Por que o fluido refrigerante não gasta e também não acaba?

By Equipe Recigases on Jan 27, 2021 12:00:00 PM

O fluido refrigerante não é consumido e não sofre desgaste ao cumprir o seu papel de “Uber” da carga térmica. Ele é apenas a substância que evapora e condensa dentro do equipamento de refrigeração promovendo a troca de temperatura. Se pensarmos no corpo humano, por exemplo, o refrigerante não assumiria o lugar combustível da comida, e sim o lugar de controle da temperatura do sangue.  

1 min read

Qual a importância da refrigeração no armazenamento das vacinas?

By Equipe Recigases on Jan 20, 2021 4:00:00 PM

A primeira brasileira foi vacinada nesse último domingo, dando um passo importantíssimo para a imunização da população. Mas você sabe qual a importância do gás refrigerante no armazenamento dessas vacinas?

Topics: gás refrigerante
1 min read

Saiu na mídia: O que você faz com o seu gás sujo?

By Equipe Recigases on Jan 15, 2021 10:30:00 AM

A revista Infra FM publicou uma matéria sobre a Recigases, onde explica as vantagens de regenerar  gás refrigerante tanto para a atmosfera, quanto para o bolso de quem adquire o serviço. 

Topics: gás refrigerante descarte de gás destinação
1 min read

A-Gas e Recigases colaboram para melhorar o setor de refrigeração no Brasil

By Equipe Recigases on Dec 10, 2020 6:53:22 PM

Quando você “joga fora” alguma coisa, onde é “fora”? 

Topics: Insider meio ambiente qualidade gás refrigerante protocolos ambientais internacionais
1 min read

Saiu na Mídia: Nosso papel na preservação da atmosfera

By Emily de Azevedo on Oct 16, 2020 9:00:00 PM

Na semana passada, foi publicada uma matéria no site: Pequenas Empresas & Grandes Negócios, sobre como surgiu a ideia da Recigases de recolher gases refrigerantes e regenerá-los. A matéria também relata como nós nos reinventamos e nos fortalecemos após um enorme desafio e algumas das nossas conquistas ao longo dessa caminhada.

1 min read

Porque recolher seu fluido refrigerante?

By Time Técnico Recigases on Aug 27, 2020 3:11:30 PM

Topics: meio ambiente informação técnica descarte de gás destinação
7 min read

Legislação referente a gás refrigerante

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 4:33:54 PM

 
Topics: protocolos ambientais internacionais descarte de gás leis ambientais
4 min read

O que é o sistema de manifesto de resíduo

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 4:19:35 PM

O Sistema de manifesto de resíduos é o instrumento de controle que permite ao INEA conhecer e monitorar a geração, o transporte e a destinação final dos resíduos gerados no Estado do Rio de Janeiro. 

Topics: documentação descarte de gás legislação destinação
1 min read

o que significa gwp e odp???

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 4:11:17 PM

GWP - Significa ‘Global Warming Potential’, ou, em português, potencial de aquecimento global. É a medida que mostra quanto uma determinada massa de um gás de efeito de estufa é capaz de reter calor na atmosfera, em comparação a mesma massa de gás equivalente de CO2 . O valor do GWP é sempre calculado para um determinado período de tempo (como 20, 50 ou 100 anos) e considerando a capacidade de absorção de raios infravermelho. Como referência para o cálculo é utilizado o CO2, sendo que o seu GWP foi estabelecido como padrão e é 1. Quanto mais alto o valor do GWP, maior o impacto sobre o aquecimento global. O GWP de outros gases é calculado com base no CO2

Topics: meio ambiente informação técnica protocolos ambientais internacionais
1 min read

protocolo de montreal

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 3:50:11 PM

Criado em 1987, o Protocolo de Montreal prevê o fim obrigatório do uso de ODPs (substâncias destruidoras do ozônio) — químicos frequentemente utilizados em refrigeração, aerossois e extintores de incêndio por exemplo. O fim do uso destas substâncias é obrigatório para que a camada de ozônio seja preservada. Atualmente, este protocolo é tido como o mais bem sucedido pelas nações unidas pelo número de países apoiando e por seu grande impacto ambiental.

1 min read

Diferença entre filtragem e destilação

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 3:41:59 PM

 
1 min read

Como os gases refrigerantes agravam o aquecimento global

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 3:21:53 PM

Topics: impacto dos gás refrigerantes r22 meio ambiente
35 min read

Fluidos refrigerantes homologados

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 3:07:13 PM

Abaixo encontra-se um compilado de alguns dos muitos fluidos refrigerantes existentes. É importante ressaltar que essa é uma lista abreviada que descreve apenas alguns usos dos gases e não inclui vários dos gases refrigerantes. Caso queira mais informações sobre um gás específico, entre em contato!

 

Topics: impacto dos gás refrigerantes r22 informação técnica gás refrigerante r134a r410
2 min read

O Protocolo de Kyoto

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 2:24:13 PM

O Protocolo de Kyoto é um acordo internacional ligado a UNFCCC que estabelece metas internacionais de redução das emissões dos gases de efeito estufa. Reconhecendo que os países desenvolvidos são os principais responsáveis pelo alto índice de emissão de gases com alto GWP devido a mais de 150 anos de atividade industrial, o Protocolo impões medidas mais drásticas aos paises desenvolvidos. Mantendo o princípio onde existem responsabilidade comuns a todos porem diferenciadas.

 

O Protocolo de Kyoto foi adotado em Kyoto, no Japão em 1997, e entrou em vigor apenas em Fevereiro de 2005. Os países participantes devem reduzir a emissão de gases com alto GWP através de medidas próprias e auxiliares instituídas pelo protocolo. Abaixo estão dois exemplos de possíveis medidas estabelecidas pelo protocolo.

 

Comércio de emissão de taxa de carbono.

Países que não utilizam toda cota de carbono concedida a eles, podem vender o que sobrar da cota para países que precisarem ultrapassar suas cotas. Desta forma nasceu um novo comércio envolta das taxas de carbono, que atualmente é vendida e comprada como qualquer outra commodity.

 

Mecanismo de desenvolvimento limpo

O mecanismo de desenvolvimento limpo permite que um país de primeiro mundo com compromisso de reduzir suas emissões execute projetos de redução de emissão em países de terceiro mundo. Esses projetos permitem que o pais ganhe créditos extras de carbono para usar ou vender.

     

Monitorando as metas de emissão

O protocolo também estabelece que para as metas serem alcançadas e o mercado de credito de carbono funcionar adequadamente, é preciso monitorar rigorosamente as emissões dos gases. Por isso, estabeleceu um sistema de registro aonde todas as transações de credito de carbono são computadas; e um cadastro anual aonde cada país submete um inventário das substancias que comercializou. Além disso, estabeleceu um comitê para averiguar as informações e auxiliar os países que estão encontrando dificuldades em manter suas metas.

4 min read

Emenda de kigali e as metas Brasileiras para redução de HFC E HCFC

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 2:11:35 PM

 

Topics: impacto dos gás refrigerantes meio ambiente informação técnica gás refrigerante protocolos ambientais internacionais
4 min read

Porque usar gás refrigerante fora do padrão é perigoso?

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 1:36:39 PM

Para o bom funcionamento dos equipamento de ar condicionado e de refrigeração é fundamental usar gás de qualidade, com certificado e origem confiável. Quando nós regeneramos um gás, analisamos o gás para ter certeza de que está dentro dos padrões internacionais, norma AHRI 700/2015. Nosso gás é entregue com certificado de análise laboratorial, assinado por químico responsável, garantindo sua qualidade.

Topics: informação técnica chemours qualidade perigo gás refrigerante r134a
3 min read

Fluido refrigerante, poluição e boas práticas

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 1:25:25 PM

A poluição atmosférica é um tema polêmico que não recebe a atenção necessária por falta de conhecimento ou de interesse da população em geral. Os protocolos de Kyoto e de Montreal tratam o assunto de uma forma objetiva, propondo ações concretas para a mitigação dos efeitos de gases poluentes. Pretendo ilustrar como os gases de refrigeração se posicionam nesse contexto, descrevendo as ações propostas nos protocolos e os benefícios do correto manuseio e regeneração desses fluidos.

Topics: impacto dos gás refrigerantes r22 meio ambiente
4 min read

A destruição da camada de ozônio e o impacto dos gases refrigerantes

By Time Técnico Recigases on Jul 15, 2020 12:12:13 PM

A camada de ozônio age como um filtro, prevenindo que a radiação ultravioleta nociva (UV-B) atinja a Terra. O buraco da camada de ozônio é a diminuição da concentração de ozônio em algumas regiões da atmosfera.  Esta redução na concentração de ozônio é decorrente reação química entre o ozônio existente na atmosfera e gases CFC oriundos dos nossos processos industriais. A destruição da camada de ozônio reduz sua capacidade de defender a terra desta radiação perigosa, principal responsável pelos danos à saúde e pelos impactos negativos ao ambiente.

 

Veja o diagrama exemplificando o que acontece com a camada de ozônio.

Alguns dos gases refrigerantes têm ODP - ozone depletion potential  ou, potençial de destruição do ozônio em português - o que significa que eles contribuem para a destruição da camada de ozônio. ODP é a medida estabelecida internacionalmente para mensurar o impacto de diversas substâncias na camada de ozônio a partir de uma substância base.  Abaixo temos uma lista de fluidos refrigerantes com ODP e suas medidas. 

Composto  R -  nº ODP
Trichlorofluoromethane (CCl3F) R-11 1
1,1,1,2-Tetrafluoroethane (CF3-CH2F) R-134a 0.000015
Chlorodifluoromethane (CClF2-H) R-22 0.05
Chlorotrifluoromethane (CClF2-F) R-13 1
Dichlorodifluoromethane (CClF2-Cl) R-12 1.00
Bromochlorodifluoromethane (CClF2-Br) R-12B1 7.9
Carbon tetrachloride (CCl4) R-10 0.82
Nitrous oxide (N2O) R-744A 0.017
Ammonia (NH3) R-717 0
Carbon dioxide (CO2) R-744 0
Nitrogen (N2) R-728 0

 

Dado o alto ODP  dos CFCs como R11  e  R12 o Protocolo de Montreal em 1989 estabeleceu o phaseout destes gases. 

Topics: impacto dos gás refrigerantes meio ambiente camada de ozônio

Sample - How To Post

By Equipe Recigases on Feb 26, 2020 11:00:58 AM

Topics: Insider