Sobre a Recigases

Newsletter Recigases

A camada de ozônio age como um filtro, prevenindo que a radiação ultravioleta nociva (UV-B) atinja a Terra. O buraco da camada de ozônio é a diminuição da concentração de ozônio em algumas regiões da atmosfera.  Esta redução na concentração de ozônio é decorrente reação química entre o ozônio existente na atmosfera e gases CFC oriundos dos nossos processos industriais. A destruição da camada de ozônio reduz sua capacidade de defender a terra desta radiação perigosa, principal responsável pelos danos à saúde e pelos impactos negativos ao ambiente.

 

Veja o diagrama exemplificando o que acontece com a camada de ozônio.

Alguns dos gases refrigerantes têm ODP - ozone depletion potential  ou, potençial de destruição do ozônio em português - o que significa que eles contribuem para a destruição da camada de ozônio. ODP é a medida estabelecida internacionalmente para mensurar o impacto de diversas substâncias na camada de ozônio a partir de uma substância base.  Abaixo temos uma lista de fluidos refrigerantes com ODP e suas medidas. 

Composto  R -  nº ODP
Trichlorofluoromethane (CCl3F) R-11 1
1,1,1,2-Tetrafluoroethane (CF3-CH2F) R-134a 0.000015
Chlorodifluoromethane (CClF2-H) R-22 0.05
Chlorotrifluoromethane (CClF2-F) R-13 1
Dichlorodifluoromethane (CClF2-Cl) R-12 1.00
Bromochlorodifluoromethane (CClF2-Br) R-12B1 7.9
Carbon tetrachloride (CCl4) R-10 0.82
Nitrous oxide (N2O) R-744A 0.017
Ammonia (NH3) R-717 0
Carbon dioxide (CO2) R-744 0
Nitrogen (N2) R-728 0

 

Dado o alto ODP  dos CFCs como R11  e  R12 o Protocolo de Montreal em 1989 estabeleceu o phaseout destes gases. 

Time Técnico Recigases

Written by Time Técnico Recigases

O time técnico da Recigases é composto por profissionais técnicos em refrigeração, engenheiros, marketeiros e economistas. A verdade é que independente da área de atuação somos todos apaixonados por meio ambiente, especialistas em fluidos refrigerantes e comprometidos com informação de qualidade!